Biografia

Yuri Marchese nasceu em Vitória, capital do estado brasileiro do Espirito Santo, em 1989. Realizou o Mestrado em Música pela Universidade de Aveiro e é Licenciado em Música pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. Estudou com Paulo Vaz de Carvalho (UA), Fabio Zanon (SP), Inácio Rabaioli (UEL) e Natanael Fonseca. 

 

Realizou sua primeira turnê no exterior aos 22 anos e já se apresentou em importantes cidades no Brasil, em Portugal, na Espanha e na República Tcheca. 

Conquistou diversos prêmios, com destaque para o 1º Lugar no IX Concurso Jovens Músicos-Música no Museu (Rio de Janeiro, 2017), 1º Lugar e melhor intérprete de música portuguesa no Concurso Internacional de Guitarra de Leiria (Portugal, 2017), 1º lugar no VII concurso FITO (SP, 2012), 2º lugar no X Concurso Nacional Villa-Lobos (Vitória, 2013), 2º lugar no I Concurso Terras de Santo Estevão (Portugal, 2015), entre outros. Entre 2010 e 2014 foi bolsista do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, São Paulo, tendo masterclasses com Zoran Dukić, Fábio Zanon, Michael Lewin, José Antonio Escobar, Eduardo Fernandez, João Luiz Rezende e Maria Livia São Marcos.

Participou de vários festivais e séries internacionais de concerto como o Música no Museu (Rio de Janeiro), Violão no Brincante (São Paulo), Toriba Musical (Campos do Jordão), Festival de Música de Londrina, Série Palcos Musicais, Young Prag Festival (CZ), Festival Ponto de Guitarra (Vila Real), Irmão Violão (Aveiro, Porto e Vila Real) e Zêzere Arts Festival (Tomar).

Atua como professor de violão erudito desde 2007 priorizando o ensino em regime particular, tendo como alunos algumas das principais jovens promessas do violão de Londrina, PR. Trabalhou em Portugal no Conservatório Regional de Coimbra, Conservatório de Música de Coimbra, Conservatório David de Souza em Figueira da Foz e Escola de Música Nossa Senhora do Cabo.

Também atua na produção de concertos, divulgando o violão erudito em Londrina a partir da realização de séries como a segunda edição do Momento do Violão (2012), a série "Violão na Capela", em 2013, na Capela da Catedral Metropolitana, além de vários recitais solo e de música de câmara no Teatro SESI-AML e no Conservatório Musical de Londrina. Ainda na mesma cidade, junto à empresa Açofer e do luthier Nilson de Mari, produziu o ciclo "Açofer Musical" (2019) com recitais de violonistas locais, dentre eles alguns de seus alunos mais proeminentes. Em Portugal chegou a organizar a quarta edição da série "Irmão Violão" (2016) que contava com recitais dos violonistas Brasileiros estudantes de Mestrado e Doutorado da Universidade de Aveiro.

Yuri Marchese reside atualmente em Lisboa, Portugal, e iniciará em setembro o doutorado em Música pela Universidade de Évora onde será orientado por Dejan Ivanović.

Yuri Marchese 2016 5.png

Premiações

1º Lugar no IX Concurso Jovens Músicos - Música no Museu (Rio de Janeiro) (2017)

1º Lugar e Prêmio de Melhor Intérprete de Música Portuguesa no XII Concurso Internacional de Guitarra de Leiria, Portugal. (2017)

1º lugar do 4º Turno de Violão Erudito do VII concurso de violão do Conservatório Musical Villa-Lobos-FITO (Osasco-SP) (2012)

 

2º Lugar e prêmio de melhor intérprete capixaba no X Concurso Villa-Lobos (Vitória, ES); (2013)

 

2º lugar no I Concurso Terras de Santo Estevão (Portugal) (2015)

2º Lugar no VII Concurso da BRAVIO (Brasília, DF) (2013)

 

2º Lugar no XVI Concurso Musicalis (São Paulo, SP) (2012)

 

3º Lugar no 6º Concurso internacional J.S. Bach (São Paulo, SP) (2013)

3º Lugar no III Concurso MASP “Homenagem a Henrique Pinto” (São Paulo, SP) (2012)

 

Finalista do Concurso Movimento Violão (2014)

  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now
© Gustavo Rampini